30 agosto, 2006

Pastel e baião de dois

Hoje tive o prazer de conhecer um visionário que deu certo no sertão do Cariri. Trata-se de Alemberg Quindins (Alemberg por homenagem de sua mãe a um personagem de novela; Quindins por apelido de juventude, dos tempos de banda de lata). Alemberg é um comunicador genuíno, de nascença, que aos oito anos tinha uma "editora" de revistas em quadrinhos numa cidade onde não havia banca de jornal. Crescido, decidiu transformar o quarto de brinquedos que nunca teve, e que planejava ter mesmo quando adulto, em projeto social: criou a Fundação Casa Grande, escola de comunicação encravada no sertão cearense, onde meninos aprendem a filmar, escrever, fazer programas de rádio. Figuraça, foi um dos inspiradores do personagem Chicó da adaptação do Alto da Compadecida para a televisão - aquele do "não sei, só sei que foi assim". E, embora não seja sua a frase célebre (que consta da obra original), acreditem: a construção do personagem foi fiel, atestada pela risada inconfundível.
Essas coisas é que mostram para a gente que a boa intenção, quando bem conduzida, pode dar certo. E na minha lista de próximas viagens, já incluí Nova Olinda (que, depois da iniciativa de Quindins, já passou a aparecer no mapa do Ceará).

Mais infos aqui. E, em breve, também no Almanaque Brasil. :)

por Paulista

Um comentário:

Mônica disse...

Jujú... Olha como nossos caminhos se cruzam, hein, amiga?! Conheço o Alemberg, figuraça, gente boa e realizadora. Conheço a meninada da Casa Grande, por meio de um programa de rádio, o Submarino Amarelo, que me enviaram uns tempos atrás. Graças a eles, a Palavra Cantada é conhecida até nos cafundós da África.
Enfim... Já tive muita vontade de ir para o Ceará só para conhecer este projeto maravilhoso, conhecer o museu do homem do kariri e ficar nas hospedagens familiar que eles oferecem.
Portanto, amiga... Tô contigo. Vamos concretizar esta viagem, que é a cara da Mari tb.
Beijos e parabéns ao Almanaque pela iniciativa de divulgar o belo e inigualável projeto do Alemberg e sua turma do sertão.
Beijos!