22 agosto, 2006

Bah, eu falo Bah

Foi assim, num dia de sol em meu trabalho.Simples e prático: minha boca se abriu e...Bah!
Algo normal para qualquer gaúcho ou gaúcha que, desde pequeninos, sabem utilizar (corretamente) as 272.425.323 flexões do Bah, mas para uma Paulista (natural de São Bernardo) isso não é normal.Definitivamente!
Mas o fato é que saiu.”Bah”. Redondinho...
E agora?
Olhei para os lados...tudo parecia igual: os colegas trabalhando calmamente.Olhei para a frente: mesma cena...ninguém notou? Não.Ufa!
Não que eu ache feio dizer Bah.Longe disso! Mas desde que cheguei ao Sul tinha certeza que não usaria esta expressão.Sei lá; Bah é coisa séria, coisa de gaúcho, de quem nasceu aqui.
Não pensei que um dia me sentiria tão “natural” a ponto de usar o Bah, mas aconteceu.Neste dia percebi que algo havia mudado.Não era só um “Bah”, tinha algo junto dele...virei e revirei dentro de mim.Parei, olhei o Guaíba pela janela...e sorri ao descobrir que aquele “Bah” na verdade queria dizer: “Finquei Raízes”.
Voltei para meu trabalho, feliz em saber que havia, enfim, criado raízes.
Não falo daquelas raízes malignas, que seguram tanto que acabam matando.
Falo das raízes sadias, que nutrem e dão segurança quando o vento chega mais forte...enfim...raízes de maturidade.
A partir daquele dia o Bah passou a fazer parte de meu vocabulário.No começo foram tímidos, curtos: Bah!.

Depois foram tomando força (ficando “taludinhos”) e mais freqüentes.
Hoje “a vaca foi pro brejo” e já nem sei mais quando falo Bah...
A vida é assim: um eterno transformar...e quando a gente se dá conta...


Bah! Como mudei!
;)

Ass: Quase gaudéria..

2 comentários:

Anônimo disse...

Ô delícia...mais um catinho pra fazer o dia mais feliz...e o melhor é que escolhi bem por onde começar. Um post essencial sobre a transformação de pupa em borboleta. No bom sentido, é claro. Transformações, quando boas e com o Guaíba à frente, são sempre bem-vindas. E por falar em bem-vinda: bem vinda ao mundo blogueiro! Parabéns por este pequeno passo para uma mulher, mas um grande passo para a humanidade.
Vamos falar, vamos filosofar mulherada. Com bah, sem bah, com meu, com mano, com guri, com tudo o que temos direito.

Te adoro e vc sabe disso! E nunca é tarde para lascar um momento doutores: Pó.. pó pó.. pó pó... pó pó... pó pó !

Beijos,

Anônimo disse...

Mas bah! Quase guadérias!
Não vou me fazer em mil para definir a origem nem o sentido do "bah" aqui do sul. Este sim seria um bom papo para um bom chopp ou uma pacata roda de chimarrão. Por falar em chimarrão... já está ele incorporado aos hábitos matinais? Este sim é um sintoma de "gauchísse aguda".
Sempre bem-vindas e bem-humoradas =)
Abraços e beijos