01 novembro, 2006

Dias das Bruxas, minha Bruxa!

Aqui no Sul é muito comum ouvir a galera dizendo:

- E ae meu bruxo?
- Como é que tu tá minha bruxa?

Curiosa com a saudação usada pelos gaúchos fui atrás de seu significado (que, obviamente, não era aquele que eu conhecia...)
Bom, para a gauchada, bruxo e bruxa são aquelas pessoas que você tem admiração, que você gosta.Para os envolvidos em movimentos feministas e/ou comunistas também é uma forma de identificação (me corrijam se estiver errada!)
Bom, para mim que estava acostumada a outro tipo de bruxaria (hehe) valeu a pena conhecer essas outras aplicações do termo...Confesso que já adicionei ao meu vocabulário, embora ainda não consiga sair por aí chamando todos de bruxos e bruxas...

Mas falando em bruxas, esta semana comemoramos o Dia das Bruxas e como eu estava viajando com minha vassoura mágica por aí, publico esta homenagem, atrasada, porém muito especial para todas as irmãs da Arte e principalmente para a Mana Jubs, uma grande BRUXA para mim, em todos os sentidos ;)

Espero que gostem!

Mas e ae minha Bruxa, como foi seu dia aí em Sampa???

A LUA DA CURA
Eu tô grávida
Grávida de um beija-flor
Grávida de terra
De um liqüidificador
E vou parir
Um terremoto, uma bomba, uma cor
Uma locomotiva a vapor
Um corr
edor
Eu tô grávida
Esperando um avião
Cada vez mais grávida
Estou grávida de chão
E vou parir
Sobre a cidade
Quando a noite contrair
E quando o sol dilatar
Dar à luz
Eu tô grávida
De uma nota musical
De um automóvel
De uma árvore de Natal
E vou parir
Uma montanha, um cordão umbilical
,
um anticoncepcional
Um cartão postal
Eu tô grávida
Esperando um furacão, um fio de cabelo, uma bolha de sabão
E vou parir
Sobre a cidade
Quando a noite contrair
E quando o sol dilatar
Vou dar a luz

Grávida
(Marina Lima / Arnaldo Antunes)


“A primavera esparramava-se sobre a cidade como se a mítica nádega de Baubo estivesse exposta,indicando aos mortais que mais uma vez Perséfone se atirava nos braços de Deméter: senhora dos mistérios da terra.Guiada por uma insaciável fome de histórias, eu a seguia como antiqüíssima beata grega, molhando com água-de-cheiro os caminhos por onde seus pés de cristal pisassem.
A roda do ano já havia se enroscado no laço de sua gravidez redonda
e se preparava para engolir os dias e mais uma vez emprenhar.eu, que percorrera as curvas sinuosas do tempo, sentia-me prestes a dar à luz.Porém,intuía a Lua me avisando que o nó ainda não estava arrematado e ainda havia muita coisa no caminho.”


Márcia Frazão em O Feitiço da Lua

Haha! Acharam que fosse meu, heim???
Quem me dera!!!
Por: gauchita

2 comentários:

Pastel com Chimarrão disse...

Ô, coisa boa... obrigada, minha bruxa querida!!
Não esquecendo de que, aqui nas plagas do sul (hemisfério sul, rs), estamos em pleno Beltane... a festa da Fertilidade e da nova vida!
Que todos os anjos digam amém... e que venha mais um ano cheio de bons feitiços pra gente!
Bjão!

menina disse...

É mesmo, Beltane taí. Cuidado com as cuecas em cima da cama, queridas brujitas...ahahaha!