27 outubro, 2006

Os Girassóis de Giruá


Viajar tem sido parte da minha vida..
Além das viagens pessoais (visitando a família e as amigas em Sampa), meu último emprego me proporcionou conhecer algumas cidades do interior paulista.No atual, tenho visitado várias cidades do Rio Grande do Sul e tudo tem sido maravilhoso!
Como boa aquariana que sou, adoro conhecer lugares, pessoas e costumes diferentes.Algumas vezes não dá, pois o trabalho ocupa todo o tempo, mas outras dá para espiar a cidade e comer um prato típico, mesmo que seja na fila da rodoviária!!!
Pois bem; foi com esse espírito de aventura que me mandei para Giruá.Uma cidade a 490 Km de Porto Alegre, região Noroeste do Estado, bem próximo à Argentina...Seis horas e meia de ônibus.Básico.
Curiosa sobre o que a cidade reservava, fiquei com as antenas ligadas e logo ao desembarcar no hotel (cheguei as 7:30 da manhã) reparei um campo amarelo, que se destacava das demais plantações (a paisagem dessa viagem é maravilhosa..as plantações, os campos a perder de vista...tudo muito bonito..o cheiro de terra...).
Fiquei com aquela imagem na cabeça...o que seria aquilo?Flores, certamente, mas quais???
O dia todo de trabalho fez a imagem sair do pensamento.Mas não do coração: voltando ao hotel perguntei ao Neto (taxista) que plantação era aquela.
A resposta veio com um largo sorriso: “Girassóis..coisa mais linda! Bonito mesmo é ver o por do sol lá no meio deles...pegar uma máquina e tirar uma foto bem no meio das flores..amanhã te levo lá, se quiser, antes de pegar o ônibus...daí você tira umas fotos..”
Claro! A criança dentro de mim respondeu antes que eu pudesse pensar!
Fotos! Máquina!
Ops...
Não levei máquina..
Claro, fui à trabalho..não imaginava encontrar uma paisagem daquelas..
Bom, na manhã seguinte fomos até a plantação.Foi uma passada rápida, mas valeu muito a pena...além da beleza das flores, da imensidão da plantação, do sol estalado e do céu sem uma nuvem..havia algo de mágico naqueles girassóis...alguma mensagem secreta da mãe terra chegou naquele momento.Muito louco de explicar...somente estando lá para entender...
Voltei para casa com a mochila da vida mais leve, porém muito mais cheia..
Dá para entender???
Fica a dica: incluam a Rota das Missões na lista de lugares para se conhecer no Sul.Cidade linda, pessoas lindas.
Vale a pena!

Ps:na falta de foto original, busquei essa na internet.Depois publicarei a foto de um girassol que eu trouxe para casa!

Por: Neo gaúcha

Um comentário:

Pastel com Chimarrão disse...

Mana, que texto lindo! Quero conhecer essas girassóis!
Bjos,
Ju