A pedido da mana Jubs, segue a explicação sobre o efeito da foto publicada no último post...
Achamos muito poética...espero que concordem!!!
A fonte é o Jornal Zero Hora e é claro que Cris e eu fazíamos parte do grupo de "curiosos" na orla do Guaíba!
Fenômenos viram atração no Estado
"Dois fenômenos, um meteorológico e outro astronômico, levaram os gaúchos a olhar para o céu ontem. O primeiro, mais comum, deu ao sol uma auréola. Um círculo luminoso que atraiu lentes de fotógrafos amadores e profissionais durante todo o dia. Fato explicado por meteorologistas como sendo um desvio da luz por causa de nuvens altas formadas por cristais de gelo.
E depois, quando o sol se pôs, ainda havia interesse em olhar para cima. Dessa vez, em direção ao poente. Era a procura pelo cometa McNaught, o astro mais brilhante do gênero nos últimos 30 anos, que pode ser observado no céu do Hemisfério Sul com mais clareza até hoje - na página ao lado, fotos de sua passagem pelo céu de Porto Alegre na segunda-feira.
Ontem à noite, a orla do Guaíba foi o local preferido na Capital pelos curiosos para flagrar o cometa, que seria visível no poente. Mas a umidade que o halo solar já anunciava durante a tarde acabou atrapalhando a observação.
Nuvens taparam o pôr-do-sol e não deram chance para se observar o cometa, na Capital. Um dos pontos onde a visão seria privilegiada, o terraço da Usina do Gasômetro, foi ocupado por muitas pessoas, que levaram binóculos e máquinas fotográficas, mas tiveram de se conformar"
18 janeiro, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário