26 janeiro, 2007

Como água para Chimarrão!

Não é novidade para vocês minha perfeita adaptação ao mate..já comentei sobre o assunto em outros textos e volto a falar sobre isso por um motivo muito especial...
Estou saindo de Férias!!!
Sim, de 26 de Janeiro a 13 de Fevereiro estarei curtindo o descanso dos deuses, justo e merecido por todo trabalhador honesto e dedicado. E pretendo passar alguns desses dias na praia, mais especificamente na Ilha da Magia, em Santa Catarina tomando banho de sal grosso e recarregado as baterias junto à Rainha do Mar.
E ao falar em praia, necessariamente preciso falar em mate. Porque para os gaúchos o chimarrão é o companheiro perfeito para um dia de praia.

Imaginem:

Você acorda, toma um belo café da manhã, coloca sua roupa de praia, passa protetor, ajeita máquina fotográfica, toalha, canga, chinelos (havaianas, é claro) protetores, a cuia, bomba, erva e...a garrafa térmica com água para chimarrão.
Água Quente, é claro!

No princípio pode parecer estranho, você naquele baita calor tomando um chá quente na beira do mar...mas fisicamente, quimicamente, biologicamente e culturalmente falando, é o melhor remédio para o calor!
E como diz aquele ditado, em Roma como os Romanos (taí mana Jubs que não me deixa mentir), lá vou eu colocar na mala mais esses quatro itens “básicos” do veraneiro gaúcho.

Espero que São Pedro colabore e Apolo se faça presente.A todos os visitantes desse querido espaço interestadual, deixo meu até logo e a responsa para o lado paulista de tocar o barco durante minha poética ausência...
Na volta, espero trazer conchinhas e muitos causos bons de se contar!
Até mais!

Por: gaúcha quase manezinha da ilha

24 janeiro, 2007

... Que eu te ensino a namorar


Carocinho de arroz, casinha de aranha, bolachinha, coração aberto, tijolinho, jasmim, ponto de cadeira de palhinha, olhinho de pombo, boa noite, perna esquecida, estrela de um.


Nomes de pontos de bordado inventados pelas rendeiras de Alagoas.

Incrível como algumas coisas nos fazem viajar e se dão a conhecer, um pouco, só pelo som.

por Paulista, brasileiramente poética

PS - Veja mais sobre os lindos bordados de Alagoas aqui!

18 janeiro, 2007

Explicação Cientificamente Poética!

A pedido da mana Jubs, segue a explicação sobre o efeito da foto publicada no último post...
Achamos muito poética...espero que concordem!!!

A fonte é o Jornal Zero Hora e é claro que Cris e eu fazíamos parte do grupo de "curiosos" na orla do Guaíba!

Fenômenos viram atração no Estado
"Dois fenômenos, um meteorológico e outro astronômico, levaram os gaúchos a olhar para o céu ontem. O primeiro, mais comum, deu ao sol uma auréola. Um círculo luminoso que atraiu lentes de fotógrafos amadores e profissionais durante todo o dia. Fato explicado por meteorologistas como sendo um desvio da luz por causa de nuvens altas formadas por cristais de gelo.
E depois, quando o sol se pôs, ainda havia interesse em olhar para cima. Dessa vez, em direção ao poente. Era a procura pelo cometa McNaught, o astro mais brilhante do gênero nos últimos 30 anos, que pode ser observado no céu do Hemisfério Sul com mais clareza até hoje - na página ao lado, fotos de sua passagem pelo céu de Porto Alegre na segunda-feira.
Ontem à noite, a orla do Guaíba foi o local preferido na Capital pelos curiosos para flagrar o cometa, que seria visível no poente. Mas a umidade que o halo solar já anunciava durante a tarde acabou atrapalhando a observação.
Nuvens taparam o pôr-do-sol e não deram chance para se observar o cometa, na Capital. Um dos pontos onde a visão seria privilegiada, o terraço da Usina do Gasômetro, foi ocupado por muitas pessoas, que levaram binóculos e máquinas fotográficas, mas tiveram de se conformar"

16 janeiro, 2007

Com vocês:C/2006 P1 McNaught, o presente surpresa dos Deuses!




Hoje, voltando do almoço, tive a certeza de que lá no alto os deuses e deusas olham por nós e, vez ou outra, resolvem dar um pouco de suas graças para alegrar a vida de nós mortais.
E eles sabem exatamente quando fazer isso...justamente quando precisamos daquela energização básica, aquela energia de fogo para começar mais um ano...
Por isso, minha mensagem de ANO NOVO traz um presente muito especial para vocês.Imagens do C/2006 P1 McNaught, cometa que por ordem dos deuses, deu o ar da graça aqui no Rio Grande do Sul.
Aquariana que sou, não posso acreditar que isso se trate apenas de algo científico.Certamente esse presente traz um sinal muito especial para este recém nascido 2007.Uma luz talvez..ou simplesmente a esperança de que este ano seja melhor que 2006.
Ou talvez tenham lido o texto da Jú, ficaram com medo do meu furor anarquista (Graças a Deus!) e resolveram acalmar os meus ânimos, uma vez que este final de semana ingressei no meu inferno astral..
Funcionou!

Abaixo seguem alguns sites que explicam o fenômeno e as fotos, gentilmente cedidas por Patrick Rubim, de Canoas mostrando o efeito do cometa sobre o Sol e um trecho da música que embalou minha infância e hoje voltou fresquinha na memória!

Um 2007 mágico para todos nós!

Ah...já ia me esquecendo..segundo Juliana, esse fenômeno não foi visto em São Paulo...ai ai..coisas que o só o RIO GRANDE DO SUL faz para você!!!

"Pegar carona nessa cauda de cometa

Ver a Via Láctea, estrada tão bonita

Brincar de esconde-esconde numa nebulosa

Voltar pra casa nesse lindo balão azul"


http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/index.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1339114-EI302,00.html


por: aquariana gaúcha tri bairrista!

11 janeiro, 2007

Revolução dos Bichos

Eis que entro aqui para escrever ao menos um oi que seja, ciente de minha lacuna perante as responsabilidades interestaduais... quando me deparo com esse manifesto praticamente anarquista (não que isso seja ruim, bem entendido, rs). Peço desculpas pelo silêncio, embora ainda não tenha entendido muito bem como é que o tempo passou tão rápido a ponto do meu último post já estar aqui pra mais de mês, sendo que, para mim, foi por esses dias que eu o coloquei nesta página. Coisas de final de ano... ai, ai. Me sinto mal ao ver por aí, ainda, alguns enfeites retardatários de Natal, me lembrando de que a data já passou e de que eu nem senti direito o cheiro dos panetones. Eita dezembro corrido, sô!

Então, aproveito também para desejar a todos um FELIZ ANO NOVO, com muitas boas histórias pra contar, muitos lugares bacanas pra conhecer e muitas recordações pra cultivar, ou reviver. Que nossos desejos se transformem em caminhos e pontes para novos e belos mundos.

E para abrandar os ímpetos guerrilheiros de minha amiga gaudéria - que já testemunhei algumas vezes e quero bem longe de mim... heheh - envio aqui uma noticiazinha deveras curiosa que vi aí pela net. Mais uma prova da eficiência (e criatividade) gaúcha... rs.

Beijos e até o próximo (prometo que rápido!) post!

Pronto, os guardas do Palácio dos Bandeirantes já podem sair do estado de alerta? Rs

Por Paulista

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A PARTE GAÚCHA DESSE BLOG INFORMA QUE SÓ VOLTARÁ A POSTAR CONTEÚDOS QUANDO O ELO PAULISTA SE FIZER PRESENTE.
"NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!"

Por: gauchita farroupilha!