11 dezembro, 2007

Pai Nosso Gaúcho

"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo e com licença, Patrão Celestial.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo das minhas confidências, porque, ao romper da madrugada e a descambar do sol, preciso campear por outras invernadas e repontar do Céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa.
Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca e rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do céu.
Ouve, Patrão Celeste, a oração que Te faço, ao romper da madrugada e ao descambar do sol. Tomara que todo mundo seja como irmão!
Ajude-me a perdoar as afrontas e a não fazer aos outros o que não quero para mim.
Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me sólto porteira-a-fora... Êta, potrilho chucro, renegado e caborteiro...
Mas, eu Te garanto, meu Senhor, quero sem bom e direito.
Ajude-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu.
Socorre-me, São Pedro, capataz da Estância Gaúcha.
Prá fim de conversa, vou Te dizer, meu Deus, mas somente prá Ti:
que Tua vontade leve a minha de cabresto prá todo o sempre e até a Querência do Céu,
AMÉM."

Colaboração: Lú Rezende

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou gaúcho,ligado as tradições do pago,ha tempo campeava o Pai Nosso Gaúcho,encontrei com vocês graças a colaboração da Lú ezende. Seguindo seu exemplo tambem gostaria de colaborar.
Aguardo um chasque de vocès a respeito.
João Antonio

Pastel com Chimarrão disse...

Oi João, obrigada pela visita e pelo comentário! Por enquanto o blog está inativo, infelizmente... mas agradecemos seu interesse ainda assim. Se tiver colaborações prontas, pode enviar que publicaremos aqui nos comentários... apesar de não termos escrito nos últimos tempos, ainda recebemos visitas de queridos amigos e leitores!
Obrigada mais uma vez e um ótimo 2010!
Abraços,
Juliana