28 agosto, 2007

Fandango* no Pastel com Chimarrão

A comemoração está atrasada, mas não tá morto quem peleia...vamos lá!

Há um ano atrás, Juliana e eu nos desafiamos criar esse cantinho, para dividir com amigos, colegas e simpatizantes um pouco das culturas e lamúrias paulistas e gaúchas.

Incentivadas pelos inúmeros blogs de nossas amigas (a própria Jubs tinha dois na época!) nos entregamos a esse mundo virtual, com a expectativa de diminuir a distância entre nós.

E como foi boa essa experiência.Desde o início tive muitos aprendizados.

Primeiro, aprender a dividir com uma grande amiga um espaço virtual, estando a dois estados de distância (isso para mim era quase casar em morar em casas separadas!).

Segundo, desafiar meus medos e traumas internos: de ficar sem idéias; de ter idéias, mas não saber expressá-las; de expressá-las e ninguém gostar...

Mas passado esse susto inicial, comecei a gostar desse lance de contar para um número maior de pessoas um pouquinho da belíssima cultura gaúcha, que estou adorando descobrir desde de minha mudança para Porto Alegre.

E qual foi meu espanto quando comecei a ouvir e receber os comentários e e- mails elogiando os textos e a iniciativa de unir os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Bom, sobre a qualidade dos textos posso dizer que sou muito privilegiada, pois ter uma companheira de teclado como a Jubs é uma grande bênção...além de publicar textos extremamente belos e bem escritos, minha mana do coração sabe muito bem como deixar “a bola picando” e muitas vezes me inspirei em seus posts para escrever sobre algum assunto!

Sobre a criatividade dos temas, só tenho a agradecer a esta terra bendita e imensamente bela, onde tudo se transforma em poesia e as viagens se tornam doces descobertas.

Não posso deixar de fazer uma homenagem à minha querida caderneta de papel reciclado (esse lance de ter uma caderneta a tira colo também veio com a convivência junto às amigas jornalistas!), minha querida companheira, onde eu anotava todas as idéias e temas que vinham à minha mente durante as viagens, os passeios e até mesmo no dia a dia de trabalho.Abruptamente retirada do seio familiar (porque no “Paraíso” também tem assaltantes e muita miséria), lá se foi minha caderneta e ótimas idéias para textos...algumas lembrei e cheguei a publicar, outras se foram para sempre...

E nesse momento sublime, agradeço aos meus consultores gaúchos, que me ajudaram nas horas de incerteza, servindo corajosamente como tecla “sap gaúcha” para alguns termos que eu nem tinha idéia do que significavam: Cris, Alice e Márcia recebam meu muito obrigada!

Para finalizar, convido todos a darem uma passeada pelo histórico do blog, ler, reler, conhecer, ficar com vontade de visitar, enfim..desfrutem desse espaço que serve de pouso para os tropeiros amigos e se abanque, pois a mateada já vai começar!

E como não pode faltar uma cantoria na festa, vamos comemorar ao mais típico estilo crioulo:

“Parabéns, parabéns

Saúde e felicidade

Que tu colhas sempre todo dia

Paz e alegria na lavoura da amizade

Que tu colhas sempre todo dia

Paz e alegria na lavoura da amizade

Que deus velho te conceda com a sua benevolência

muitas e muitas campereadas na invernada da existência

Reunidos no mesmo afeto te abraçamos neste dia

e para que siga a festança repetimos com alegria”

* O termo Fandango pode ser usado para o baile, como também o estilo de música/dança típica.

Por: Gauchita

Um comentário:

Juliana disse...

Obaaaaaaaaaaaa! Parabéns pra nós!!! Mana, obrigada por (mais) esse ano cheio de alegrias. Espero que tenhamos muito mais, sempre, a contar nesse cantinho. E que as aventuras sejam, mais do que pontes entre os dois estados, cada vez mais aventuras conjuntas... ainda vamos desbravar muita coisa boa por esse mundão de Deus! E que o minuano nos saúde, sempre! :)
Bjos, querida!
Juju

PS - Tá valendo ainda um chimas ou um pastel de comemoração! :)