15 setembro, 2006

Dia da Lajota

Chove em Porto Alegre.Uma chuva torrencial...chegou de madrugada e parece que vai durar o dia todo.Tudo bem que a previsão do tempo avisou sobre a tempestade, mas ninguém imaginava que ela seria tão certeira!!
E quando chove em POA as tradicionais lajotas entram em ação; principalmente no centro da cidade.E como trabalho no centro, sempre sou atacada por elas.
Explico:
Em grande parte do centro de Porto Alegre existem ruas que são cobertas por lajotas.Dá um visual super bonito, uniforme, mas algumas delas estão soltas e nos dias de chuva ficam cheias de água.
Tudo normal por aí..difícil uma rua não ficar com água em dias de chuva.. o porém vem depois..quando a chuva pára, a água continua lá: quietinha, à espreita do primeiro distraído e azarado...
E, é claro, geralmente essa pessoa sou eu...correndo como uma louca pelo centro, buscando aproveitar todos os minutos que me cabem do horário de almoço, sempre acabo pisando (bem de leve) no cantinho de uma das lajotas que estão soltas...e aí é uma festa!
O jato de água que sai das lajotas é inacreditável.Pega em toda a extensão lateral daquela sua calça nova, clara ou recém lavada..entra pela borda do sapato e molha a meia.Toda.
E meia molhada é a coisa mais maravilhosa do mundo, não é mesmo??
Pois é..
Efeito lajota: certeiro e tradicional em Porto Alegre.Quem visitar a cidade não pode sair daqui sem uma meia molhada por elas.

Caso você tente escapar e saia pulando as lajotas (como naquela prova das Olimpíadas do Faustão) parecendo um louco (fica mais ridículo ainda quando você está com guarda chuva..) nada adiantará...assim que você terminar de atravessar o campo minado das lajotas, pisará em uma enooorme poça de água (sim, eles agem em bando!) que deixará seus sapatos e toda a barra de sua calça molhados. Se estiver usando calças sujas (que você coloca de forma proposital por causa das chuvas), o efeito lajota não acontece.Isso é fato.
Enfim, mais uma curiosidade aqui do Sul.É quase hora do almoço e embora tenha me organizado para ficar bem longe das lajotas, acabei de lembrar que preciso buscar úm remédio remédio.E a Farmácia fica bem no final da rua das lajotas....

Só espero que, diferente do filme “o Feitiço do Tempo”, eu não fique presa nesse tempo!!

;)

Por: Neo Gaúcha de barras molhadas

Um comentário:

Pastel com Chimarrão disse...

Hahahaha muito bom, mana!! Imagino você igual à Mary Poppins, de guarda-chuva em punho e pulando alegremente sobre as lajotas... outro efeito do RS que ainda não provei... rs!!
Beijos, bom fds!
Paulista