24 setembro, 2006

Arrivederci

Bem, cá estou eu, após longo silêncio, para justificar o sumiço.
Passados dias e dias de correria desenfreada, no preparo da decolagem, a ponta Paulista deste blog sai de férias temporárias. Taís, o elo gaúcho, segura a onda brilhantemente, é claro. E quem sabe, em breve, trarei - além dos textos inacabados que (vergonha!) não consegui postar antes de viajar - um tempero napolitano para esse canto interestadual. Vou conferir in loco a graça que os gringos do sul nos mostram, estes já com o tempero brasileiro.
Desde já, saio cheia de saudades. Logo mais, impressões dessa marinheira de primeira viagem.

Arrivederci e a presto! Mille baci, mana!! :)

Paulistinha

18 setembro, 2006

Recadinho


Jubs!

Estive em Gramado este findi e olha só quem mandou lembranças...

Beijos!

Ah, D.Roma também mandou beijos!

Por: Neo Gaúcha

15 setembro, 2006

Dia da Lajota

Chove em Porto Alegre.Uma chuva torrencial...chegou de madrugada e parece que vai durar o dia todo.Tudo bem que a previsão do tempo avisou sobre a tempestade, mas ninguém imaginava que ela seria tão certeira!!
E quando chove em POA as tradicionais lajotas entram em ação; principalmente no centro da cidade.E como trabalho no centro, sempre sou atacada por elas.
Explico:
Em grande parte do centro de Porto Alegre existem ruas que são cobertas por lajotas.Dá um visual super bonito, uniforme, mas algumas delas estão soltas e nos dias de chuva ficam cheias de água.
Tudo normal por aí..difícil uma rua não ficar com água em dias de chuva.. o porém vem depois..quando a chuva pára, a água continua lá: quietinha, à espreita do primeiro distraído e azarado...
E, é claro, geralmente essa pessoa sou eu...correndo como uma louca pelo centro, buscando aproveitar todos os minutos que me cabem do horário de almoço, sempre acabo pisando (bem de leve) no cantinho de uma das lajotas que estão soltas...e aí é uma festa!
O jato de água que sai das lajotas é inacreditável.Pega em toda a extensão lateral daquela sua calça nova, clara ou recém lavada..entra pela borda do sapato e molha a meia.Toda.
E meia molhada é a coisa mais maravilhosa do mundo, não é mesmo??
Pois é..
Efeito lajota: certeiro e tradicional em Porto Alegre.Quem visitar a cidade não pode sair daqui sem uma meia molhada por elas.

Caso você tente escapar e saia pulando as lajotas (como naquela prova das Olimpíadas do Faustão) parecendo um louco (fica mais ridículo ainda quando você está com guarda chuva..) nada adiantará...assim que você terminar de atravessar o campo minado das lajotas, pisará em uma enooorme poça de água (sim, eles agem em bando!) que deixará seus sapatos e toda a barra de sua calça molhados. Se estiver usando calças sujas (que você coloca de forma proposital por causa das chuvas), o efeito lajota não acontece.Isso é fato.
Enfim, mais uma curiosidade aqui do Sul.É quase hora do almoço e embora tenha me organizado para ficar bem longe das lajotas, acabei de lembrar que preciso buscar úm remédio remédio.E a Farmácia fica bem no final da rua das lajotas....

Só espero que, diferente do filme “o Feitiço do Tempo”, eu não fique presa nesse tempo!!

;)

Por: Neo Gaúcha de barras molhadas

13 setembro, 2006

Extra! Extra!

Passagens aéreas para São Paulo: R$450,00
Ligações telefônicas para marcarmos encontro na casa da minha mãe: R$ 20,00
Gasolina de São Paulo a São Bernado do Campo: 30,00 (puro chute, não tenho carro!)
Ter um vídeo com a Jubs cantando "Churrasco, bom chimarrão..."

NÃO TEM PREÇO!!!!!

Ficou muito bom Jubs!!!
Adoro vocês!!!

Por: neo gaúcha doida de tanto rir!

11 setembro, 2006

Isso sim é terrorismo!

Caros amigos e amigas...

Por mais que a grana esteja curta...
Por mais que o preço seja tentador...
Por mais parcelas que eles façam...

Nunca...
Jamais..
Em tempo algum...

Voem pela BRA
É sério..
Acompanhem:

Diário:

23:00h- Previsão de embarque confirmada no site
22h:10min- Chegada ao aeroporto de Guarulhos
00:00-Nova previsão de embarque, repassada no check in
00:00- Remarcação do embarque: nova previsão:01:00
01:00- Transferência de portão de embarque
02:00- Início do embarque
02:30- Decolagem
03:30- Chegada em Porto Alegre

Ninguém merece!
Por: Neo gaúcha cheia de sono!

Aguardem: O tão esperado encontro do Pastel com Chimarrão!
Com fotos!!!

06 setembro, 2006

Frio de renguear cusco !

Pois é Jubs...isso é um grande mistério...no interior e Serra, com certeza.
Aqui em POA, segunda à tarde caiu granizo...uns granizões (como em São Bernardo!) mas eu não vi...estava em uma sala de reuniões...ouvi o barulho no ar condicionado...também não consegui confirmar..ninguém sabe, ninguém viu...
O fato é que, nevando ou não, o frio tá
soda! nunca tinha passado tanto frio na minha vida!Parece que o Rio Grande foi bacana comigo no primeiro ano de morada aqui...agora nem quer mais saber...
O jeito é encontrar formas de ser feliz (mesmo tendo de acordar as 7 da matina com temperaturas nada criativas de 7 graus também):um bom cobertor de orelha, uma gata peluda (que agora descobriu como é mais quente o lado de baixo do cobertor), um aquecedor elétrico, um mate, um negrinho de panela, muitas meias, blusas, luvas e cobertores!
Minhas expectativas com a viagem à Sampa nesse feriadão são: que meus ombros voltem ao lugar de origem (eles grudaram nas orelhas de tanto frio), que minhas pernas parem de tremer e que minhas mãos e meu nariz descongelem (ah...isso seria perfeito!!!).
Voltando do feriadão (se tudo der certo e nenhuma porta, janela ou poltrona do avião sair voando) viajarei sexta para Gramado...aí sim, frio, chocolate e amor combinam perfeitamente...não acha Jú?


Por: picolé de neo gaúcha

05 setembro, 2006

Sério?

É, a correria anda grande por essas bandas. Em breve escreverei posts mais inspirados, inclusive comentando os últimos da mana gaúcha. Mas por hora entrei aqui para fazer apenas uma pergunta: gaudérios amigos, verdade que nevou por aí essa madrugada???

É o que diz aqui...

por Paulista

Peixe com Chimarrão





Ah..nada como uma tarde/noite no hospital para trazer a inspiração à tona...
Calma amigos foi simplesmente um ataque de cefaléia..um mal estar básico, resultado de um baita estresse...normal nos dias de hoje não é mesmo??
O fato é que até Hospital aqui no Sul é Poético...fui atendida na Santa Casa; lá os públicos são divididos em prédios diferenciados...a ala pediátrica é o Hospital Santo Antônio, a ala especializada em mulheres é Santa Clara...somente o Centro de Câncer não tem nome de Santo...mas bem que poderia ser São Lucas (leiam Médico de Homens e de Almas)...
Poesia à parte, o fato é que consegui voltar a escrever... e o mais fantástico:diretamente no PC..coisa divina, sem dúvida!!!

Gostaria de voltar um pouco nos textos, me aproveitar das linhas deixadas pela amiga Jubs no “Pastel com Baião de Dois” e dizer que também tenho feito amigos por aqui...

Em Agosto conheci o trabalho realizado pelo Ceclimar (faz parte do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mais especificamente pelo CERAM (Centro de Reabilitação de Fauna Marinha e Silvestre).Já tinha ouvido falar sobre o trabalho desenvolvido por eles e estava muito ansiosa em conhecer de perto como tudo funcionava.Minha ansiedade aumentou no momento em que assisti uma reportagem sobre o Centro, dizendo que estavam com muitos ....pingüins!
Sim...tenho adoração por esses animais e um dos meus sonhos era ver de perto (o mais perto possível!) esses simpáticos e elegantes bichinhos...(elegantes somente por causa do fraque que eles usam, pois os modos não são nada elegantes...o tênis do Cris quem o diga!).


Lá se vão Cris e eu para Imbé. Pude, enfim, conhecer o pitoresco e infinito litoral gaúcho..muito famoso por sinal (isso dá um texto à parte..deixarei para outra ocasião).Fomos bem recebidos pelos funcionários e especialmente pelo bolsista Maicon, que ficou com a gente durante toda aquela manhã.Nosso trabalho era acompanhar a alimentação dos animais que ali estavam.Durante toda a preparação da comida, limpeza das gaiolas e das salas e da alimentação propriamente dita,verificamos a seriedade e o comprometimento que existe no trabalho desenvolvido por eles.Lá estavam nove pingüins recuperados e aproximadamente uns dez ainda em fase de recuperação, vítimas de um vazamento de petróleo.

Conhecemos também os lobos marinhos (muito brincalhões) e o mais antigo e famoso morador do Centro: o gordo; um leão marinho cego e velhinho, que atrai a atenção pelos gritos e principalmente pelo...cheiro!!

Foi um momento muito especial.Ao mesmo tempo em que voltava a ser criança, buscava acompanhar tecnicamente o trabalho feito por lá.Difícil, mas muito gratificante!

Um belo exemplo, uma ótima indicação de visita.Quem quiser saber mais pode acessar: http://www.ufrgs.br/ceclimar/

Por: Neo Gaúcha

04 setembro, 2006

Sete Pecados na Capital

Fim de semana, vento de 80 Km, sete graus de temperatura..frio rolando...o que fazer?
Comer ;)

Sim, comer é um excelente remédio para o frio e desde que mudei para o Rio Grande do Sul descobri a riqueza que existe nas comidas, nos temperos, nos aromas e sabores da culinária gaúcha...compartilho com vocês minha lista de pecados gastronômicos.
Algumas coisas que vocês não podem deixar de provar quando visitarem Porto Alegre.

1-Chimia de morango do Mercado Público;
2-Picanha com alho do CTG 35;
3-Pastel com Borda;
4-Cachorro quente do Rosário;
5-Salada de frutas com sorvete do Mercado Público;
6-Sonho da Padaria Santo Antônio;
7-Ambrosia

E segue a minha crise existencial e criativa..três textos para o blog iniciados e nada terminado...
Aviso aos navegantes que estarei em Sampa no feriadão!