13 dezembro, 2006

Folclore em plena quarta feira!!!

Hoje Porto Alegre amanheceu em meio a um clima diferente.Tudo começou com o Cris levantando da cama junto comigo, ligando a TV e sentando no sofá da sala (não tenho registro em minha memória disso ter acontecido em algum outro momento de nossas vidas...).
Mas a coisa se tornou mais palpável quando saí para levar o lixo e encontrei os primeiros deles...dois Sacis discutiam sobre qual horário era o correto....

- Oito?
- Não, oito e meia...
- Não, já disse que é oito!


Meu espanto foi tão grande que resolvi sair dali rapidamente e pegar meu transporte.Segundo momento de pânico: o ônibus estava vazio.Somente alguns Sacis pingados indo para o trabalho, com os cachimbos dançando nervosos em suas bocas.Confiro o horário no relógio.Está tudo certo, mesmo horário de sempre, mesmo cobrador, mesmo motorista..
Dia estranho..coisa estranha...
E durante a viagem foram surgindo muitos outros Sacis..em toda parte...
No ponto de ônibus, com a mão na boca de tanto nervoso, nos carros, nas padarias..uma cidade tomada por Sacis...
De repente, olho novamente para o cobrador e ele havia se transformado em um deles..sim, ele também era um Saci.E começa a falar alto no ônibus avisando:

- Olha só, logo logo eu vou gritar aqui dentro...

Começo a me afundar no banco do busão..agora estou em pânico..o trânsito está livre, as ruas estão vazias...a única coisa que se vê nas ruas são...
Sacis!
Uma senhora sentada à minha frente coloca o fone de ouvido e também se transforma em um deles..sim, porque os Sacis daqui usam fone de ouvido...e não largam seus rádios a pilha..
Desço do ônibus.Começo a caminhar em direção ao meu trabalho.O centro da cidade que ontem estava atulhado de gente hoje tem alguns poucos Sacis pulando apressados pelas ruas...os cachimbos apertados nas mãos...

Logo um “buzinaço” toma conta das ruas...neste momento todos os Sacis começam a pular e gritar ao mesmo tempo, agitando suas toucas vermelhas...
Corro, subo no elevador e entro aliviada em minha sala de trabalho, quando vejo...Todos os meus colegas de trabalho viraram Sacis..até os mosqueteiros de transformaram em Sacis...

Porto Alegre está dominada por eles...
O Rio Grande do Sul está dominado por eles..
Até o Japão está dominado por eles...

São todos Sacis...
Colorados, é claro!!!
;)


Por: Paulista Folclórica

2 comentários:

menina disse...

Que máximo! Preciso indicar esse post pro meu amigo Marmota, Inter roxo (quero dizer, vermelho).
Beijos,

Mônica disse...

Cara "paulista folclórica". conte-nos como foi a festa dos sacis onte, domingo. Aqui em SP, confesso que houve muita gente que torceu por eles. Eu mesma. Pra mim foi uma lição que "a equipe" pode vencer os talentos individuais, os estrelas, os endinheirados. Pra mim foi um alívio, pois ainda dá para acreditar no esporte coletivo. E um gostinho mais delicioso é saber que foi um time do povo que conquistou a glória. um time que desde seu nascimento abrigou gentes de todas as cores, raças e credos. Ao contrário de um certo outro time que mora por aí.
Beijos e parabéns, colorado!!!